ESTRELAS DO MAR
Era uma vez um escritor que morava em uma praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo. Certo dia, caminhando na praia, viu ao longe um vulto que parecia dançar. Ao se aproximar percebeu tratar-se de um jovem que recolhia estrelas-do-mar na areia para, uma por uma, jogá-las de volta ao mar.
- Por que está fazendo isso? (perguntou o escritor).
- Você não vê? (respondeu o jovem). - A maré está baixa e o sol já está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia.
O escritor então disse:
- Jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora. E são milhares as estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta. A maioria vai secar e perecer de qualquer forma.
O jovem pegou mais uma estrela-do-mar na praia, jogou de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse: - Para esta aqui eu fiz a diferença!
Naquela tarde o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir a noite. Na manhã seguinte voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.
Sejamos, portanto, mais um dos que querem fazer do mundo um lugar melhor. Sejamos a diferença!
Proposta de atividade:
1. Dialogar sobre o significado da iniciativa do jovem...
2. Pesquisar o habitat natural, o ciclo de vida, a comercialização das estrelas-do-mar...
3. Dialogar sobre as falas e atitudes do jovem e do escritor...
4. Aplicar este relato para a nossa realidade concreta: em casa, na escola, na rua, no local onde moramos... Identificar ambientes e iniciativas de transformação... Resultados alcançados...
5. Aplicando para a nossa vida e nossa realidade concreta: estrelas (valores) que secam na areia; estrelas (valores a resgatar) lançadas de volta ao oceano...
6. Produzir um texto a partir da atividade realizada.
7. ASSISTIR e COMENTAR - http://www.youtube.com/watch?v=AEE1hZxr6tc&feature=player_embedded
7. ASSISTIR e COMENTAR - http://www.youtube.com/watch?v=AEE1hZxr6tc&feature=player_embedded
O "Semeador de Estrelas" é uma obra do artista Ivan Grohar (1867-1911), que está em Kaunas, na Lituânia. É herança da época soviética.
Na verdade, a estátua originalmente chama-se apenas "O Semeador". Retrata um fazendeiro. As estrelas são um “grafitti”, arte urbana.
Durante o dia, ela passa despercebida, como mostra a foto.
Embora a correria do dia a dia nos impeça de perceber muitos detalhes, fazendo com que tantas coisas ou pessoas passem despercebidas em nossas vidas, nunca pare de semear estrelas em seu caminho, mesmo que nem sempre elas possam ser vistas...
Fonte: Internet
ATIVIDADE SUGERIDA:
1. Dialogar sobre as expressões artísticas (estátuas, monumentos, pinturas diversas, placas...) existentes em lugares próximos (nas praças, nos muros, na escola... Qual o seu significado? O que representam? Por que foram colocadas ali?
2. Dialogar sobre a importância do patrimônio artístico e cultural de um povo, de uma comunidade, de um grupo... O que é percebido? O que por vezes passa despercebido?
3. O respeito, valorização e o cuidado para com as diferentes manifestações e expressões culturais...
4. Ler e interpretar as diferentes manifestações artísticas e culturais existentes e percebidas bem próximas de nós?
5. No relato “o semeador de estrelas” dialogar sobre o significado da leitura e interpretação da estátua feita durante o dia e da leitura e interpretação feita à noite...
6. Produzir um texto ou ilustração artística a partir da atividade realizada.