26 novembro 2014

39. CONSERTANDO O MUNDO - parábola

Autor desconhecido



Um cientista que vivia preocupado com os problemas do mundo buscava formas para resolvê-los. Passava dias em seu laboratório tentando encontrar respostas para suas dúvidas.

Certo dia, seu filho pequeno apareceu de repente saltitando na sua sala. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar.

Vendo que era difícil convencê-lo, o pai procurou algo para o menino se distrair. De repente, deparou-se com um mapa do mundo. Com uma tesoura recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou para o filho dizendo:

Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para você consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho!

Imaginou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Mas em pouco tempo ouviu a voz do filho que o chamava:
Pai, pai, já fiz tudo. Consegui!

A princípio o pai não acreditou. Seria impossível para uma criança recompor tão rápido um mapa que jamais havia visto. Mas, para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem, pois vi como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

ATIVIDADES:
1. Criar um cenário e apresentar esta parábola com os seus personagens
2. Comentar sobre o diálogo entre o pai e a criança
3. O que significa consertar o mundo?
4. A quem cabe a tarefa de consertar o mundo?
5. Em que o mundo precisa ser consertado?
6. Ao falar de mundo, a qual o ambiente (lugar bem concreto) nos referimos?
7. Que mais se pode refletir sobre a mensagem desta parábola?
8. Reescrever a parábola a partir da reflexão e diálogo em grupo

11 novembro 2014

38. VEM AÍ O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Dia Nacional de Ação de Graças
Roberto Carlos Favero - padre e mestre em Filosofia


Todo ano, na quarta quinta-feira de novembro, no mundo inteiro se celebra o Dia Nacional de Ação de graças. Certamente, temos muito a agradecer a Deus, pois em nossas vidas muitas graças acontecem em nós.

Deus, nosso criador, quer que seus filhos e filhas vivam em Paz, como irmãos e irmãs. Se esta é a vontade do Criador, quem somos nós para desafiá-la? E, no entanto, nós a desafiamos quando maltratamos a natureza, discriminamos pessoas, nos omitimos frente às injustiças sociais, ofendemos e praticamos atos de violência contra nosso próximo, consciente ou inconscientemente.

Hoje, a nossa civilização industrial fornece a produção e o crescimento da riqueza, porém o mau uso destes recursos incentiva a desumanização do ser humano, tornando-o mero produtor e consumidor.

O aquecimento global mostra que nosso egoísmo em consumir desordenadamente compromete a vida humana na Terra. Os valores do cristianismo sempre apontaram para uma defesa da natureza que é a casa de todos e, mais do que nunca, hoje, não podem ser relativizados ou descartados.

Enquanto cada grupo pretende ser dono exclusivo da verdade diante da exploração desordenada e do desenvolvimento insustentável, o ideal da paz e da solidariedade universal permanece inatingível.

A regra maior consiste, pois, em sermos amigos construtores do mundo, humanizando-o constantemente. Isto é tarefa de cada pessoa: promover todos os sinais da vida contra os mecanismos de destruição e de morte. A Celebração do Dia de Ação de Graças é um convite para todos os líderes religiosos, lideranças políticas, operários, industriários, agricultores, educadores, alunos para despertar em todas as pessoas e comunidades o senso de responsabilidade.

Compartilhando entre todos o reconhecimento de que os seres humanos - independentemente de religião, raça, sexo e origem étnica - têm direito à Educação e às oportunidades de obter uma subsistência segura e sustentável. Enfim, nosso compromisso com a Paz no planeta Terra significa cuidar para que todos tenham direito à grande obra do Criador: A VIDA

Todos os seres humanos são convidados a bendizer a DEUS, Criador e Pai, conforme diz o cântico do profeta : “Bendizei o Senhor, obras do Senhor” (Dn.3,57).

Intensificamos neste dia especial nossa gratidão, pois um coração agradecido é um coração de esperança e de paz. Participe dessa celebração, agradeça ao maior presente: a vida.

ATIVIDADE:
1) Pesquisar outras informações sobre o dia de Ação de Graças. Exemplo: http://www.significados.com.br/dia-de-acao-de-gracas/
2) Construir um varal de poesias e letra de músicas alusivas ao tema GRATIDÃO, AÇÃO DE GRAÇAS

3) Partilhar situações em que foi capaz de agradecer por algo recebido
4) Partilhar situações em que outras pessoas manifestaram agradecimento a você
5) Partilhar quais motivos você tem para agradecer e por quais situações ocorridas ao longo do ano

6) Produzir um mural com ilustrações com recortes de jornais e revistas utilizando imagens de agradecimento entre as pessoas

7) Outras tarefas criativas.