26 novembro 2014

39. CONSERTANDO O MUNDO - parábola

Autor desconhecido



Um cientista que vivia preocupado com os problemas do mundo buscava formas para resolvê-los. Passava dias em seu laboratório tentando encontrar respostas para suas dúvidas.

Certo dia, seu filho pequeno apareceu de repente saltitando na sua sala. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar.

Vendo que era difícil convencê-lo, o pai procurou algo para o menino se distrair. De repente, deparou-se com um mapa do mundo. Com uma tesoura recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou para o filho dizendo:

Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para você consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho!

Imaginou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Mas em pouco tempo ouviu a voz do filho que o chamava:
Pai, pai, já fiz tudo. Consegui!

A princípio o pai não acreditou. Seria impossível para uma criança recompor tão rápido um mapa que jamais havia visto. Mas, para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem, pois vi como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

ATIVIDADES:
1. Criar um cenário e apresentar esta parábola com os seus personagens
2. Comentar sobre o diálogo entre o pai e a criança
3. O que significa consertar o mundo?
4. A quem cabe a tarefa de consertar o mundo?
5. Em que o mundo precisa ser consertado?
6. Ao falar de mundo, a qual o ambiente (lugar bem concreto) nos referimos?
7. Que mais se pode refletir sobre a mensagem desta parábola?
8. Reescrever a parábola a partir da reflexão e diálogo em grupo

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