22 março 2018

62. O poder das palavras para construir ou destruir


As palavras têm força própria; podem representar a luz que espanta as trevas, como também pode ser uma arma de efeitos bélicos terríveis. Tudo depende da forma como ela é manifestada, tanto na fala como na escrita, e é por isso que todos deveriam refletir mais sobre a responsabilidade que assumem ao fazer uso delas.
O Modo de dizer
Além do conteúdo das palavras, existe a forma de como elas são ditas. Muitas vezes queremos falar uma coisa, mas a nossa expressão acaba dando outra conotação. Somos responsáveis não só pelo que falamos, mas também por nos fazer entender da melhor forma possível. A linguagem dirige os pensamentos e cria imagens específicas que tendem a se tornar realidade; potencializando ou limitando as possibilidades.
O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”. Norman Vincent Peale.
Assim toda a habilidade ao usar a linguagem é importante. Algumas dicas simples podem ajudar muito no uso de tão poderosa ferramenta de comunicação:
- Elimine palavras negativas do seu vocabulário; não diga "eu tentei", "eu deveria", "se eu fosse", "eu vou fazer quando puder", etc. Afirme de forma positiva: “eu faço”, “eu entendi”, “é a minha busca”.
- Procure sentir se a maneira de transmitir a sua mensagem soa bem, se é agradável.
- Use de clareza; é importante optar por vocábulos singelos e de fácil entendimento, demonstrando coerência e discernimento.
O momento certo
Precisamos expandir nossa atenção além da palavra certa para o momento em que ela é dita. Para surtir efeito a palavra certa deve estar adequada ao contexto. A mesma mensagem pode ter entonação contrária se transmitida em instantes diferentes, assim, mesmo com boa intenção podemos gerar embaraços. No sentido de usar a nossa mensagem com efeito positivo para quem nos ouve ou lê alguns cuidados são importantes:
- Observe se o contexto é propício para a sua mensagem; em muitas situações o silêncio diz mais do que um texto inteiro.
- Haverá um tempo certo para a sua mensagem; a ansiedade pode distorcer suas palavras.
- Boas palavras só farão eco quando representarem autenticidade de quem as pronuncia.

No uso da palavra para fazer a diferença e auxiliar alguém, vale refletir na mensagem do escritor Antonio Marcos Pires, autor do livro Mensagens Positivas: “Aponte o caminho com a sabedoria de quem tem na ponta da língua a palavra certa, no momento certo!”

ATIVIDADE:
1. Assinalar no texto as palavras que considera importantes para você e dizer o porque...
2. Fazer uma lista de palavras que fazem bem serem ditas: a) em casa; b) na escola; c) na rua...
3. Eleger palavras construtivas para serem lembradas e ditas por todos cada dia em sala de aula...
4. Escrever de forma criativa nos ambientes da sala de aula e escola as palavras escolhidas..


Nenhum comentário: