Recordar os mitos com
origem na antiguidade, nos ajuda a entender o sentido dos arquétipos da
humanidade. São quatro os personagens do mito do CUIDADO: Júpiter, Saturno,
Terra e Cuidado. Na mitologia, Júpiter:
é o deus-rei de todos os deuses; Saturno:
é pai de Júpiter, deus do Tempo, da Abundância e da Igualdade entre os homens; Terra: a deusa-mãe, a mãe de Júpiter e
de vários outros deuses, representa as origens, a força de vida original no
mundo; e Cuidado: uma entidade comum
— não um deus, nem semideus.
Diz a lenda que:
"Um dia, quando CUIDADO pensativamente atravessava um
rio, resolveu apanhar um pouco de barro e começar a moldar um ser, que ao final
apresentou a forma humana.
Enquanto olhava para
sua obra e avaliava o que tinha feito, Júpiter se aproximou. Cuidado pediu então a ele, para dar
o espírito da vida para aquele ser, no que Júpiter prontamente atendeu.
Cuidado, com
satisfação, quis dar um nome àquele ser, mas Júpiter, orgulhoso, disse que o seu nome é que deveria ser dado a ele. Enquanto
Cuidado e Júpiter discutiam, Terra surge e lembra que ela é quem deveria dar um
nome àquele ser, já que ele tinha sido feito da matéria de seu próprio corpo — o
barro.
Finalmente, para
resolver a questão os três disputantes aceitaram Saturno como juiz. SATURNO decidiu, em seu senso de
justiça, que JÚPITER, quem deu o
espírito ao ser, receberia de volta sua alma depois da morte; TERRA, como havia dado a própria
substância para o corpo dele, o receberia de volta quando morresse. Mas, ainda
disse Saturno, "já que CUIDADO
antecedeu a Júpiter e à Terra e lhe deu a forma humana, que ela lhe dê
assistência: que o acompanhe, conserve sua vida e lhe dê o apoio enquanto ele
viver.
Quanto ao nome, ele
será chamado Homo (o nome em latim para Homem), já que
ele foi feito do húmus da terra”.
REICH, W.T. (ed.). "Care". IN: Encyclopedia of Bioethics, 2nd. ed.,
New York, Simon & Schuster Macmillan, 1995, v. 5
ATIVIDADES:
Dialogar
sobre:
1) o significado da palavra “cuidado” e de
outras a destacar;
2) as atitudes dos quatro personagens do mito;
3) espaços, situações, momentos, ambientes que
necessitam de cuidado;
4) expressões e atitudes de cuidado;
5) Pesquisar textos, frases, letra de músicas
e de poesias que expressam a palavra “cuidado”;
6) Criar ilustrações da palavra CUIDADO e
expor os trabalhos nos ambientes da escola.
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