31 maio 2016

54. A OCASIÃO CERTA

Frei Aldo Colombo



Conhecido pela sua sabedoria, um monge vivia numa cabana na montanha.
Não dispunha de conforto, mas vivia feliz.

Um dia foi visitado por um homem muito rico e que não se sentia realizado.
Admirado diante da pobreza e simplicidade do monge, perguntou-lhe qual o segredo de sua felicidade.
- É que eu entendi o significado das bananas, – explicou o monge. E apontando para a sua tosca mesa mostrou três bananas e cada uma delas comunicava uma lição.
- Uma das bananas, madura demais, estava apodrecida. Essa é a vida que não foi aproveitada no momento certo e agora é tarde demais.
- Outra banana estava verde. Essa é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o tempo certo, – disse o monge. Por fim, apontou para uma banana madura, descascou-a e a dividiu com o visitante, dizendo:
- Esse é o momento certo. Saiba vivê-lo sem medo.

Esses três tipos de comportamento acontecem com as pessoas.
Há quem espera sempre para mais tarde, para amanhã. A vida vai passando e, por fim, apodrece. Foi apenas uma promessa que não se realizou.
A banana verde representa quem tem pressa, não sabe esperar, não sabe preparar um Projeto de Vida. Permanece imaturo e azedo.
Por fim, aparece quem sabe esperar o momento certo, e quando esse chega, não vacila.

Um antigo provérbio chinês indica uma estratégia: é preciso esperar com paciência e atacar com rapidez.
O gato pode esperar horas, vigiando o ratinho. Depois, num salto extremamente veloz, ataca com sucesso. Os estrategistas militares também recomendam uma longa preparação. É preciso esperar o momento certo, depois partir para a ação. A mesma atitude é importante para nossas escolhas na vida.

Há um tempo de cuidadosa preparação, que exige, depois, uma definição. Há projetos que sempre se apresentam verdes, há projetos desperdiçados e – felizmente – há projetos executados no tempo certo.

Os romanos antigos, sempre práticos, veneravam uma divindade chamada OCCASIO, isto é, a ocasião, a oportunidade, o tempo certo. Não pode ser antes, nem depois.
Há um momento certo para o músico entrar na orquestra, há um momento certo para o jogador marcar um gol, há um momento certo para plantar e para colher uma seara, há um momento certo para entrar em cena e sair dela.
Como o tempo, a vida situa-se em três momentos: antes, depois e o momento certo. Precipitar-se ou agir tarde demais significa o fracasso.

Trabalhar o tempo é o segredo da sabedoria. Falamos do passado, do futuro e do presente. O tempo de agir é agora. Mas agir não é apenas lançar-se para frente. É, sobretudo, planejar com tranquilidade e perceber a ocasião.
Às vezes é cedo demais, outras vezes é tarde demais. Sabedoria é escolher e perceber o tempo certo.

Mas como conhecer o momento certo?
As coordenadas são muitas, mas devem ser levadas em conta: um planejamento sério, capacidade de silêncio que  faz a pessoa voltar-se para dentro de si, e suficiente oração.

ATIVIDADES:
1) Leitura silenciosa do texto
2) Destacar palavras e frases significativas e comentá-las
3) Dialogar sobre situações e momentos de nossa vida em que esta mensagem pode ser aplicada
4) Pesquisar e dialogar sobre Projeto de Vida

5) Para escutar a locução da mensagem: http://www.vozesdapaz.com.br/mensagens/2013/09/a-ocasiao-certa/

Nenhum comentário: